sexta-feira, 6 de junho de 2008

Teste de Sobrevivência - Como trocar o pneu do carro (SEM precisar de um homem)

Só de imaginar o pneu furado você já entra em desespero? Mas, calma... não é difícil. Cansativo? Sim, um pouco. Com certeza ligar para o socorro do seguro ou para o marido, pai ou namorado é tentador, mas às vezes vale mais a pena fazer um esforço do que ficar correndo riscos na rua enquanto espera o “salvamento”.

Nos dias de hoje, saber trocar um pneu é questão de segurança e, com as dicas que descolamos especialmente pra vocês, fica muito mais fácil. Ficou interessada? Então embarque com a gente, leia o especial ilustrado e aprenda a executar a tarefa de maneira rápida e sem arruinar a manicuri!

1. Ao perceber o problema, ligue o pisca alerta e siga devagar até encontrar um lugar seguro, iluminado e com piso firme para encostar o carro. Antes de iniciar o procedimento, verifique se o freio de mão está bem puxado e deixe a primeira marcha engatada. Sinalize o problema colocando o triângulo a 20 metros de distância do veículo;

2. Guardar um par de luvas no veículo é uma dica que pode salvar suas unhas em situações como esta. A melhor hora para colocá-las é agora, antes mesmo de começar a sujar as mãos. Confira se a chave de roda e o macaco, as ferramentas necessárias para a troca do pneu, estão no carro.

3. Já o macaco fica guardado embaixo do carro, junto com o estepe e a tarefa de pegá-los não é das mais fáceis. É preciso soltar um parafuso que fica embaixo do carpete do porta-malas, perto do trinco, usando o lado oposto da chave de roda que vem no veículo. Na maioria dos carros vendidos no Brasil, o estepe fica acomodado dentro do porta-malas e é mais fácil de pegar;

4. O próximo passo é colocar o macaco, mas antes suba-o cerca de um palmo porque girar a manivela quando ele está muito baixo é difícil. Depois coloque o macaco embaixo do carro, prestando atenção para deixá-lo no local certo de encaixe, indicado por uma flexinha perto do pneu. Gire a manivela e suba um pouco, até deixar o macaco firme entre o chão e o carro, mas sem tirar o pneu do chão ainda.

5. Depois de firmar o macaco, é hora de soltar os parafusos da roda. Em alguns carros os parafusos vêm com uma capa protetora, que deve ser retirada com uma pinça especial que vem com o veículo se a roda for original. Guarde-os em um local seguro. Para soltar os parafusos, encaixe a chave de roda e tente girar no sentido anti-horário. Se estiver muito duro use o peso do corpo, pisando na chave. Solte-os levemente.

6. Volte para o macaco e gire a manivela até que o pneu desencoste do chão. A dica aqui é evitar subir muito, para não ter muito trabalho na hora de descer. Em seguida volte aos parafusos e gire-os um a um até que a roda seja solta. Guarde-os junto às capinhas, para não perder. Quando a roda soltar, puxe-a com as duas mãos tomando cuidado para ela não cair em cima de você.

7. É hora de pegar o estepe. Para movê-lo, coloque-o de pé e vá girando até deixá-lo o mais próximo possível do eixo. A dica agora é deixar o estepe firme e voltar para o macaco. Desça-o até que o eixo e o estepe se encaixem, sem que seja preciso levantar a roda, que é pesada. Pegue um parafuso, localize uma rosca e aperte-o, no sentido horário, ainda com a mão. Um a um coloque os parafusos restantes e aperte-os um pouco, ainda com a mão, cuidando apenas para não desequilibrar o carro, que está suspenso apenas pelo macaco.

8. Desça totalmente o carro girando a manivela do macaco. Pegue a chave de roda e aperte os parafusos. Ao contrário de que se pensa, não é preciso usar muita força para rosqueá-los. A dica para apertar bem sem fazer força está na maneira de apertar. Comece girando um dos parafusos até não conseguir mais. Passe para o do lado oposto e faça o mesmo. Aperte os outros dois e volte para o que foi apertado por primeiro. Force mais um pouco e siga para o oposto novamente e depois para os outros dois. Repita esta ordem até sentir que eles não apertam mais.

9. Pegue o macaco, recolha-o totalmente e guarde no carro. Guarde também a chave de roda e o triângulo. Não perca tempo tentando colocar o pneu furado no lugar do estepe porque ele deve ser arrumado o mais rápido possível, evitando assim, gastar o estepe desnecessariamente. Jogue-o no porta-malas. Se o seu carro é um Peugeot 206, não esqueça de recolher a grade do estepe, embaixo do carro.

10. Pronto! O pneu está trocado e você já pode ligar o carro e seguir pra casa triunfante!



É isso aí amigas!
Depois dessa, me digam: homem pra quê???

3 comentários:

Anônimo disse...

Invistam mais nessa idéia: brincar com a proposta inicial sem esquecer de assuntos sérios e necessários à vida de uma mulher (o que sem dúvida tb rola numa mesa de botequim).

Cuidado com os textos longos, e nao esqueçam das técnicas pra texto digital!

bjos

Unknown disse...

Homem pra quê? Han...
Tem coisa wue não dá pra fazer sozinha, né?
Ai gente que vergonha...mas tenho que confessar uma coisa...
Preciso daquelas mãos fortes sobre mim...é muito bom...de tempos em tempos meu corpo pede...
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Não há nada como uma bela estralada nas costas...rs
Bjos e parabéns, meninas...

Lan

Ani Almeida disse...

Pois é, Lan, concordo contigo!

Apesar de termos conquistdo muita Independência, ainda precisamos - e muito - Deles!
Mesmo que eles continuem insistindo em ser simplistas, machões (resistentes certos padrões morais e sociais), virem de Marte; enfim, temos que confessar: inda prestam pra algumas coisas, né?! ;) rs...

bjoooo,
Ani.